Agricultura Natural e Permacultura Popular

“A verdade fundamental da agricultura natural é que nada precisa ser feito para desenvolver plantações.”

O excerto de Fukuoka faz-me lembrar de Bill Mollison, criador da permacultura, que fala em “mínimas intervenções para máximos efeitos”.

Aqui em casa, foi mais rápido do que eu pensava que entendi essa e outras máximas. Coletando nossa própria urina e inoculando-a nos olheiros de formigueiros, num trabalho diário e gradual, afastamos as formigas cortadeiras.

formigas cortadeiras
O uso de cobertura do solo também diminui o número de formigueiros.

Outra técnica são os preparados fermentados como biofertilizantes, chorumes, EM’s (microrganismos eficientes) que ajudam a inocular minúsculos seres decompositores/as para dentro do solo e cultivar a diversidade e o equilíbrio entre as espécies.

Começaram a aparecer outros tipos de formigas e com elas coexistimos pacificamente.

Visualizando esse processo da natureza,  entendemos que ela tem seu próprio ritmo e dinâmica e que trabalhando com ela e não contra ela, podemos produzir muito mais do que o que consumimos. Sendo assim, nenhum outro ser humano/a terá de passar por faltas e privações pois há o suficiente para todos/as.

Urina humana

Uma dos padrões que a natureza manifesta é o fechamento dos ciclos e o “eterno retorno” da água, dos nossos resíduos e dos átomos que compõem a vida. Como se diz, “nada se cria, tudo se transforma”.

Urina como fonte de nitrogênio. Fechamentod e ciclos.
Urina humana como fonte de nitrogênio para agricultura. Fechamento de ciclos.

O nitrogênio (amônia) que compõe seu xixi é também o mesmo que forma as cadeias de proteína de todos os seres vivos. Um dos principais componentes dos fertilizantes químicos (NPK 4-14-8 por exemplo), o nitrogênio pode ser obtido de fontes naturais, principalmente da uréia, chorume do “lixo”orgânico, etc.

A urina é produto dos rins, um órgão que regula o nível de sais do nosso organismo. Diferente das fezes, que podem transmitir doenças, o xixi tem um ph e condições extremas que dificultam a reprodução dos seres vivos, vermes e patógenos.  Se deixarmos o xixi em um balde fechado, vermes e bactérias não crescem e se reproduzem. Ele permanece estéril.

Não é a toa que diversas tribos usam o xixi para curar intoxicações, picadas e também para passar no corpo e proteger a pele.

Nos rios, a urina pode contribuir para a eutrofização e morte das nossas águas.

Por que não fechar os ciclos e repor o xixi ao solo como fertilizante para as nossas plantas? Para que adicionar fertilizantes artificiais a base de nitrogênio se a natureza já fechou este ciclo de um modo tão mais perfeito?

Permacultura Popular

No próximo Permacultura Popular, vamos estudar os 4 princípios da Agricultura Natural:

  • sem aração
  • sem capina
  • sem fertilizantes
  • sem pesticidas

Informações: www.ecovidasaomiguel.org/permacultura-curso

Agricultura natural e design
Agricultura natural e design

5 Comentários


  1. Muito bom!
    Excelente texto, simples e esclarecedor! Gratidão.

    Responder

  2. Artigo interessante, vale uma pesquisa para continuar o assunto relacionando urina de animais domésticos, principalmente vacas, cabras e ovelhas, cuja captação se torna facilitada durante a ordenha.

    Responder

  3. Maravilha esse post sobre o ciclo da urina. Tenho usado a minha no controle do pulgão da couve, de bônus estão produzindo folhas maiores e mais macias. Deixo apenas 7 dias de descanso para colher.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *