Curva de nível é uma coisa básica que se aprende quando se pensa com a natureza. Nossos ancestrais já sabiam e por isso cultivavam com inteligência e eficiência em sistemas de “terrazos” e canais de infiltração. Vendo o estado de nossos rios assoreados, parece que os homens não sabem mais o que é isso.

Permacultura e design de águas
A permacultura oferece muitos caminhos para se pensar a integração entre os sistemas de captação de água e a produção de vida, energia e alimento em seu entorno.
É o caso dos swales (canais de infiltração), do princípio de favorecer localmente a infiltração de água no solo para que o precioso líquido possa permanecer ao máximo possível conosco, evitando que seja desperdiçado, que vá diretamente para os rios e mares e que carregue consigo sedimentos e adubos, responsáveis por assorear nossos cursos de água.
Quer aprender a fazer um swale (canal de infiltração)? Veja o video no final desse post.

Escorrimento superficial e aquicultura
A base para criar os canais de infiltração é observar aonde a chuva cai e chega a formar enxurrada, escorrendo por cima do solo, sem infiltrar. É essa enxurrada que pode ser captada por diversas técnicas, micro-bacias e concavidades que vão ajuda-la a parar um pouco e a se infiltrar, ao invés de escorrer e levar consigo terra para os rios.
Após os primeiros canais de infiltração, é possível então continuar no processo de design pensando em algo muito interessante e que tem ganhado força ultimamente que é a aquaponia e aquicultura.
Brejos e sistemas úmidos produzem mais proteína e biomassa que qualquer outro. Seria muito bom se o Brasil trocasse os pastos extensivos de criar bois por lagos e brejos, com rãs, peixes, taboas, papiros, inhames, carás, agriões. Água e alimento não nos faltaria.
Obedecendo ao princípio da multifuncionalidade na permacultura (princípio de eficiência energética em que um elemento tem no mínimo duas funções), o desenho de sistemas naturais com lagos e barragens, em nível, pode ser útil para:
– a produção de peixes;
– a transformação de áreas secas em úmidas e vivas;
– produção de adubo e biomassa de algas, que podem ser importantes fontes de proteína para criação de animais e fertilização dos solos.
Ferramenta de nível
No vídeo a seguir o permacultor e marceneiro de caçamba, parceiro do Guia de Permacultura, Peter Cezar dá as dicas iniciais de como começar o seu processo de plantio de água COM O USO DE UMA FERRAMENTA ANCESTRAL, PERMACULTURAL.
Convidamos também para uma aula online com o pesquisador da Embrapa Meio Norte, Luiz Carlos Guilherme, sobre aquaponia e autossuficiência alimentar. Acesse nosso canal do youtube e assista!
Link permanente
Muito massa! Gratidão!
Link permanente
Achei muito interessante esta técnica. Para nós será muito útil.
Link permanente
Olá Marina e equipe da Ecovida São Miguel,
Parabéns, o trabalho de vocês é fantástico e inspiramor. Não poderei participar do curso presencial mas estou muito contente de estar recebendo o material e vendo os videos.
Gratidão pelo serviço e muito sucesso a todos!
Link permanente
Ambiente de excelentes informações e orientações. Tornou-se rotineira a minha passagem por estes domínios que prazerosamente acalenta minha alma quanto ao futuro da mãe gaya e a continuidade da humanidade por aqui.
Link permanente
Ola! Primeiramente venho parabenizar pelo trabalho. Também quero dizer que sou uma estudante de arquitetura e pretendo me especializar nas áreas da permacultura, fico feliz toda vez que recebo e-mail deste projeto pois cada vê que leio e uma coisa a mais que minha mente absorve aprendizado!
Grata pelos e-mails!
Um grande abraço e espero mais projetos.
Até…
Link permanente
Boa noite. Caiu do céu o site de vocês; é o que preciso para iniciar minha nova vida. Soa de Arcoverde-PE , cidade esta que é a porta do sertão. Vim para o Recife aos 14 anos e estou aqui até o momento com 49 anos e decido a voltar para o sertão. Só que agora, pretendo morar no sertão do pajeú, num sítio de 10ha, totalmente fechado de vegetação nativa.
Então, tenho que plantar água e fazer a permacultura. Não aguento mais essa vida de capital, de advocacia e esse mundo maluco. Vou largar tudo e irei sozinho, pois, minha esposa, ainda não pode ir, porém, me apóia completamento.
sei que no início terei que superar algumas adversidades, no entanto, a minha vontade em participar da vida com a natureza será maior e chegarei a minha paz de espírito.
Peço desculpas pela a narrativa; é porque, quando vejo notícias de pessoas como vocês, tenho ainda, mais vontade de tá no mato. Parabéns por todo trabalho realizado por vocês. Abraços.
Link permanente
Agradece.os!
Link permanente
Gostaria de receber materiais e técnicas de permacultura. Muito bom! parabéns pelo trabalho.
Link permanente
Acesse e receba: http://guiadepermacultura.com.br/receber
Link permanente
Show de bola. Admiro muito esse trabalho de reconstrução da sociedade, e estou desde sempre à somar nessa ‘revolução silenciosa’. Quero acompanhar mais de perto, visitá-los e colaborar nas vivências, mas ultimamente estou empenhado em algumas ações diretas ecológicas aqui na região onde moro(Triângulo Mineiro)… A permacultura me ajudou e está ajudando a desenvolver técnicas solucionistas e assim dando esperança à quem nem mais sonhava. Gratidão por inspirAMOR(como disse um amigo num comentário acima) e transbordar conhecimento sapiente/ancestral.
Salve salve guerreir@s
Tudo de bão pra nóis
inté…
Link permanente
Oi gentes bacanas! Gosto muito do trabalho de vocês, agradeço por tudo.
Gostaria de ver a web-aula sobre sustentabilidade alimentar no quintal com Luis Carlos Guilherme, se ainda for possível.
Beijo e Abraço carinhosos!
Link permanente
O link da web-aula é
https://youtu.be/Ne9DS90EEG8