Águas, inovação, design, vivência

Venha participar de nossa próxima vivência e voluntariado!

Informações no link abaixo e no fim desta postagem!

wicking beds
Vivência e voluntariado em permacultura

Permacultura, águas, design, inovação slow tech.

Acesse o endereco a seguir para informações detalhadas sobre a vivência e inscrições: https://goo.gl/forms/bPEMe0l9byyBW7Z73

Na vivência, que ocorrerá no formato de voluntariado, vamos estudar, manejar e praticar tecnologias e princípios da permacultura. Por exemplo, uma das técnicas que estamos estudando aqui em casa são as “camas drenantes” (do inglês “wicking beds”). Funcionam como canteiros suspensos apropriados para áreas áridas aonde é possível cultivar plantas que necessitam um pouco mais de umidade e otimizar as regas, diminuindo o gasto de água com irrigação.

Nos posts deste blog sobre “canteiros autoirrigáveis” é possível ter uma ideia de como elas funcionam e sua versatilidade em termos de materiais, sendo apropriadas inclusive para práticas de agricultura urbana.

No caso do LARboratório Guia de Permacultura, nossa mais nova “cama drenante” foi interligada às águas cinzas do banheiro e sua estrutura foi feita com barro e pedras, mais um pouquinho de cal para aguentar a chuva. É bem resistente e durável.

Wicking bed
Detalhe da cama drenante (wicking bed). Gratidão às professoras Luciana e Anielly e os estudantes da UFVJM.

As camas drenantes seguem o mesmo esquema dos Tanques de Evapotranspiração e dos canteiros econômicos que tem sido adotados no Nordeste. No video abaixo, o Peter explica um pouco mais sobre o assunto. Participe da nossa próxima vivência e saiba como aproveitar todas as suas águas para produzir seu alimento. Um líquido tão precioso não pode ser desperdiçado, não é mesmo?

 Venha cuidar das águas em mais uma vivência no Núcleo São Gonçalo EcoVIDA São Miguel (LARboratório Guia de Permacultura)!

Saneamento, aquicultura, regeneração de áreas degradadas e agrofloresta, tecnologias em eficiência no uso de água. Resiliência em ambientes áridos.

Guia de e Permacultura
Residência de setembro de 2018, com o coletivo Zona Zero e amigxs do PDC, Muito amor!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/bPEMe0l9byyBW7Z73

APOIO: BVSA e BrazilFoundation

2 Comentários


  1. Bom dia

    Meu nome é Mariana
    Morono Retiro das Pedras

    Gostaria de receber por e-mail o calendário de cursos , atividades e vivências de vocês .

    Muito obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *