OI! ESTA É UMA CARTINHA NOSSA PRA VOCÊ!

Falamos em nome do Instituto EcoVIDA São Miguel, especificamente do Projeto LARboratório Guia de Permacultura. Aqui você irá ler nossa história, ver essa família caipira em video e quem sabe participar do nosso grupo de parceiros...

Tchãnannanan....Com vocês, a PERMACULTURA!

Veja "Fogão de papel"

Nossa história:

Este é Seu Daico, amigo que fizemos quando começamos a trabalhar com permacultura lá pelos idos de 2007. Está entre as pessoas mais "ricas" que já conhecemos. Riqueza está na simplicidade, aprendemos com a permacultura. Da casa de Seu Daico, nunca se saía sem um café com prosa na beira do fogão de lenha, uma semente crioula de milho, um tanto de abacate, frutas do pé, verduras. Enfim, nas casas mais humildes está a maior fartura. Já faz 10 anos que comprovamos isso em cada casinha dos/as pequenos/as agricultores/as que visitamos.

Ainda na região peri-urbana (Moeda/MG), desenvolvemos diversas atividades comunitárias para o despertar da permacultura com crianças, jovens e nos aproximamos de antigos agricultores/as que contaram suas histórias. Nesse local, iniciamos um projeto de ecovila e começamos nossa pesquisa em tecnologias sociais de baixo custo.

Entre as ações realizadas, o levantamento de um dos primeiros yurts do Brasil, em 2008, a bioconstrução de espaços de apoio e dormitórios em terra crua, o banheiro seco com paredes de caixa de leite, o curso de geobiologia, de agrofloresta, de beneficiamento de plantas medicinais, todos com a participação da comunidade. Outro momento marcante foi a Feira dos Saberes e Sabores de Moeda que reuniu durante mais de 4 anos artesãos e moradores/as para celebrar a economia solidária.

Em 2012, após alguns percalços na área da ecovila e com a filosofia de "sermos exemplos das mudanças" ao invés de  "ficar apenas falando delas", nos mudamos de Moeda. Adquirimos um terreno próprio, contribuindo para o movimento da permacultura em São Gonçalo do Rio das Pedras, na região do Alto Jequitinhonha (MG). Nosso trabalho tem como base a prática, a inovação, a pesquisa e a experimentação  com baixo custo, rumo a autossuficiência local e a reutilização de materiais para suprimento das necessidades humanas de abrigo, alimento, água e afeto.

Iniciamos o design de nosso terreno e desde então, em parceria com o Sítio Céu e Terra e com a ajuda de jovens e voluntários de todo o Brasil, o LARboratório Guia de Permacultura tem se desenvolvido como uma área experimental de tecnologias em permacultura, a saber:

BIOCONSTRUÇÃO E AUTOCONSTRUÇÃO:

A inovadora técnica do bricker adobe que nos permitiu usar a terra do nosso próprio terreno, mesmo sendo arenosa, fina e sem qualidade para a construção. cordwood, adobe, taipa de sopapo, estratégias de iluminação solar passiva, telhado verde, rebocos em calfitice, tadelakt, pisos de terra crua, geotintas e ceras.

RESÍDUOS, ÁGUAS CINZAS E NEGRAS:

Compostagem de resíduos domésticos incluindo papel e papelão, coleta de podas para cobertura morta. Fossas biodigestoras para produção de biofertilizantes. Banheiros secos. Os dejetos como fezes e urina como recursos e fontes nutrientes desperdiçados como Nitrogênio, Fósforo e Potássio. O pico dos minerais em nosso planeta e a necessidade urgente de fecharmos ciclos. As águas servidas para plantar. Produzindo casas eficientes que "não geram desperdícios". Destaque para o reuso da urina humana na agricultura (100% seguro), a autoirrigação dos canteiros por capilaridade e evapotranspiração reutilizando as águas servidas da casa (chinampas), a criação de minhocas com resíduos domésticos e de larvas de moscas para suprimento das galinhas.

AUTOSSUFICIÊNCIA ALIMENTAR

O design permacultural é para que a humanidade possa integrar a sua vida um princípio da natureza: o mínimo trabalho e a máxima eficiência. O cultivo de alimentos como extensão da casa permite automatização num processo básico para nossa sobrevivência: a agricultura. Vemos a casa como extensão do homem/mulher. (As cidades precisam ter espaços produtivos também: paisagismo com plantas comestíveis). Canteiros permaculturais com princípios de agricultura sintrópica, agrofloresta e agricultura natural selvagem. Recuperação de área degradada só com cobertura morta e ciclagem de matéria orgânica. Experimentos em homeopatia e biodinâmica como saída para incorporação de minerais em solos degradados.Tratores de galinha para acelerar e incrementar processos de compostagem. Pequenos lagos de peixe integrados à irrigação, barragens e canais de infiltração para o plantio de água.

ENERGIAS

Aquecedor solar de baixo custo das águas do chuveiro (ASBC - Sociedade do Sol), energia solar de baixo custo (vivendo a 12v), energia eólica, fogões ecoeficientes com otimização do gasto de lenha e menos fumaça, fogões solares (caixas bruxas), pequenos desidratadores domiciliares de frutas e para assar pães vivos, liquidificador manual, bicicleta para alimentar bateria de carro que alimenta a casa a 12v.

CISTERNA DE FÔRMA REUTILIZÁVEL

Com o apoio da Brazil Foundation, estamos realizando um intercâmbio para levar para o Nordeste, na área experimental do CEPFS (Centro de Educação Popular e Formação Social) uma cisterna de ferrocimento para captação de água de chuva que tem baixíssimo custo e maior facilidade de realização do que os outros modelos conhecidos: uma fôrma reutilizável diminui o trabalho e o gasto de cimento.

Em 2016, fomos convidados pela Agrifom -Associação dos/as Agricultores/as Familiares Orgânicos e Terapeutas Naturalistas de Manhuaçu e região- a fazer um trabalho com a permacultura junto às famílias agricultoras associadas. Foi criado então o Curso Permacultura Popular.

VEJA O VÍDEO COM DEPOIMENTOS DOS/AS NOSSOS/AS ALUNOS/AS!

Adquira nossos tutoriais, materiais e guias online:

Sustentabilidade no seu quintal: agroecologia e solo vivo

Você receberá os videos e tutoriais:

- Minhocários e compostagem em pequenos espaços, com Thiago Lopes (Spiralixo)

- Os 4 C's da Agroecologia, com Marina Utsch

- Fundamentos da Permacultura

- Microrganismos eficientes

- Agroecologia: princípios e práticas, com Euro (EcoVIDA São Miguel)

Bioconstrução e autoconstrução: técnicas e passo a passo

Você receberá os videos e tutoriais:

- Paredes de terra crua: dicas e receitas, com Peter Cezar (EcoVIDA São Miguel)

- Introdução sobre alicerces e fundações

- Bioconstrução e geobiologia, palestra com Flávio Duarte (Biohabitate)

Guia Especial de Permacultura

Você receberá:

- Todos os videos e tutoriais anteriores e mais

- Introdução ao design permacultural, com Marina Utsch e Peter Cezar

- Palestra Decrescimento, com Igor de Carvalho (UFRRJ)

- Tutorial Tevap ou Fossa de Bananeira, com Peter Cezar

- Video tutorial "Limpeza Ecológica com beneficiamento de plantas medicinais", com Christiane Netto

- Palestra "Biocosméticos", com Mayan Maharishi

- Palestra "A tecnologia de construção do futuro", com Euro Henrique

- Princípios da permacultura aplicados aos plantios, com Marina Utsch

- Primeiros plantios e mudas

- Pellets de sementes e dicas de germinação

- Palestra "Como mudamos nossas vidas com práticas simples"

- Palestra "3 dicas para máxima eficiência com mínimo esforço: tenha um quintal produtivo sem deixar de viajar"

- Video tutorial "Cisterna de plastiferrocimento de fôrma reutilizável", com Peter Cezar

- Participação nos grupos de e-mail, whatsap e facebook, nos quais damos consultoria técnica na forma de resposta às perguntas individuais

Dúvidas frequentes

  • q-iconComo vou receber os tutoriais, videos e palestras?

    Assim que confirmar sua inscrição, você receberá um e-mail da plataforma “Hotmart” com sua senha de acesso ao material. Se você optar pelo Guia Especial de Permacultura, você também receberá um e-mail nosso, do Guia de Permacultura, para te adicionarmos aos grupos e redes de contato.

    Se algo acontecer ou se você não estiver conseguindo estudar, entre sempre em contato conosco e peça ajuda. Aliás o ideal é que você se sinta livre para entrar em contato conosco continuamente durante seu processo de aprendizado, práticas e reflexões, por e-mail ou whatsap. >>   guiadepermacultura@gmail.com 38 98813-6123

  • q-iconQuem são as pessoas que fazem parte do grupo e por que elas escolheram participar?

    São pessoas que querem mudar suas vidas e buscam uma ajuda para saber por onde começar e o que fazer. Mais de 50 pessoas já se inscreveram e as avaliações são muito positivas, a exemplo do Adriano Jaskulski, da Bahia:  “Sou biólogo, me chamo Adriano Jaskulski, e achei muito valioso a oportunidade de aprimorar e me aprofundar na permacultura através de um curso on line, onde posso cursar sem sair de casa, aprender novas técnicas e trocar ideias com pessoas de outros lugares que também tem a mesma visão e o propósito de viver de forma permacultural. Gratidão!!!”

    Ou o Willian Talhati, do Espírito Santo: “Estou muito satisfeito,pois a partir do primeiro contato minhas dúvidas sempre foram esclarecidas. Bem atenciosos e prestativos com troca de experiência entre os colegas do grupo. Eu indico! Top!”

  • q-iconAinda tem dúvidas?

    Depois de mais de 10 anos como permacultores/as, nós do Guia de Permacultura, podemos garantir que ter uma tutoria para dar seus passos na permacultura pode ajudar muito. Muitos “erros permaculturais” podem ser evitados com algumas dicas simples que nós podemos te passar se você se permitir estar em contato conosco durante seu processo de aprendizado.

    Estaremos sempre disponíveis por e-mail, whatsap, facebook ou como você preferir. Bastará entrar em contato conosco.

    guiadepermacultura@gmail.com

    facebook.com/guiadepermacultura.brasil

    youtube.com/guiadepermacultura

    marcenariadecacamba.blogspot.com.br

     38 98813-6123

    ecovidasaomiguel.org/guia-de-permacultura

  • q-iconComo funciona a garantia incondicional de 30 dias?

    Se em  7 dias 30 dias você estiver insatisfeito, basta mandar um e-mail pra gente que devolvemos seu investimento. Simples assim.

GARANTIA OU A DEVOLUÇÃO DO SEU DINHEIRO

Sua participação é também uma doação para um projeto que visa levar a mensagem da cultura permanente para um mundo que precisa fazer uma transição. Mesmo assim, te damos uma GARANTIA: você tem 7 dias 30 dias para experimentar nossos tutoriais online e se desistir basta mandar um e-mail pra gente que DEVOLVEMOS seu dinheiro.

ATENÇÃO: os valores atuais de reciprocidade pelas palestras e tutoriais produzidos serão praticados por tempo limitado e podem mudar a qualquer momento.


 

Parceiros

O Sítio Céu e Terra integra o Núcleo São Gonçalo EcoVIDA São Miguel e é vizinho na criação da área experimental do Guia de Permacultura. Nos cursos online, Euro e Mayan oferecem as palestras "Tecnologia de construção do fututo", "Biocosméticos", "Primeiros plantios" e "Princípios da Agroecologia"

Biohabitate, com a palestra "Bioconstrução e biossensibilidade"

O Sítio Entoá é parceiro na série sobre produtos ecológicos para limpeza do lar, dicas de uso e beneficiamento das plantas medicinais.

Spiralixo, no tutorial sobre compostagem em pequenos espaços e minhocários

QUERO ME INSCREVER AGORA!