10 aprendizados sobre ser uma permacultora

Com pequenas atitudes e uma simples mudança de hábitos, você pode se tornar uma pessoa altamente querida pela Terra. Sim, o planeta é um SER, tem inteligência, como nós, isso a Teoria de Gaia já provou. Cuidando dele, ele cuida de você.

 

Efeito Borboleta

Se é cientificamente que o bater de asas de uma7 borboleta pode criar furacões do outro lado do mundo (efeito borboleta – veja imagem acima), é também possível que a mudança de atitude no âmbito da casa e do indivíduo provoque uma revolução planetária.

feto-semente-cópiaA felicidade é engraçada. Está sempre faltando mais um pouquinho pra chegar nela "completa". Estamos sempre desejando mais (e importunando nossos maridos com o eterno “ainda não foi o bastante”).

Num mundo de quereres – “quero isso, quero aquilo”- chega uma hora em que você vê que “não querer” vai te levar muito mais longe. Que quando você termina de querer uma coisa aparece outra e aquilo que você achava que ia te fazer feliz é substituído por outra coisa que você não tem. Daí você descobre que é inútil buscar lá fora a satisfação.

Pra ser permacultora e trabalhar para evitar a extinção do bicho homem, à serviço do planeta, dos seres vivos e da humanidade, você precisa perguntar de onde veio tudo aquilo que você tanto quer consumir.

E, a seguir, uma listinha de frases célebres que podem nos ajudar:

1)      “O melhor conselho é o exemplo.” Significa que falar não adianta mais. Agora é agir. Significa também que seu filho/a não vai fazer o que você fala. Ele vai aprender o que você faz.

2)      “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Ídem

3)      Simplicidade voluntária. “Quanto menor a necessidade, maior a liberdade”. Hiroshi

4)      “O problema é a solução”. A felicidade é uma escolha consciente. Sempre podemos transformar os momentos. Você é responsável por seus sentimentos. Ficar deprimida também é uma escolha. Evite isso. Você tem outras opções.

5)      Confie em si mesma. Não é que obter uma realização te torna confiante. É o contrário. A autoestima é pressuposto. E, como consequência disso, deduzimos que:

6)      Todos tem um lugar ao Sol. Há infinitas estrelas no céu e todas elas brilham lindamente. (Aliás esse é um princípio da permacultura: cooperação e não competição)

7)      Renuncie a tantos desejos e se verá mais forte.

8)      Não tenha medo de sentir dor. Ela é apenas o inevitável outro lado do prazer e vem para nos ensinar. (ou Tudo que sobe tem que descer. Só existe a luz porque existe a escuridão.)

9)      Não sinta medo. Ou se sentir, tenha consciência dele. Busque praticar a coragem. Isso tem a ver com confiança, que é “com fé”.

10)  Seja responsável pelo que produz (e consome). Cuide dos seus resíduos. Olhe para o seu lixo. A maneira como tratamos nossos restos diz muito sobre nós.

Quer participar da Grande Virada? Clique aqui e VEM COM A GENTE!

Sobre

Marina Utsch e Peter Cezar apresentam no Guia de Permacultura os princípios para criar sistemas eficientes e autossuficientes em energia.
Por meio da observação da Natureza é possível reverter o atual estado de degradação em que a EROI (Energia retornada em comparação com a energia investida) na extração dos minerais e combustíveis não renováveis vem baixando de 100:1 para 3:1. Estamos próximos da exaustão?
Na dúvida, o Guia de Permacultura te ajuda a se preparar para os cenários futuros.
Últimos posts
Siga nas redes