Transforme sua casa em sua fonte de alimento

Imagem do livro "Designers Manual" de Bill Mollison

Vamos mergulhar no Universo do Designers Manual, livro de referência para projetar ambientes autossustentáveis que produzem o próprio alimento, água e energia por meio dos princípios sistêmicos e que levam a criação de ambientes energeticamente permanentes.

Quando ocorrem desequilíbrios entre o “dar e o receber” por exemplo, gera-se desperdício e poluição. Quando, entretanto, transformamos em recurso o que seria jogado fora geramos autossuficiência. Quando optamos pela diversidade que fortalece os ambientes ao invés de monoculturas que geram desequilíbrios estamos também no caminho. Cultivar a vida por meio de microrganismos e fermentações ao invés de utilizar antibióticos, esterilizadores e biocidas também aparece de forma recorrente em sistemas que sustentam a vida ao invés de causar sua extinção.

Com desenhos ilustrativos e gráficos que facilitam o entendimento o Designers Manual abre uma compreensão sobre os fluxos eficientes de energia a partir do estudo de nossa própria casa. Um fascinante convite à prática do estar presente para projetar espaços economicamente eficientes no sentido de gerar a própria autonomia alimentar e energética, criando fluxos abundantes de produção e consumo.

Entrando para a Mentoria em Permacultura você participa dos encontros semanais ao vivo e também recebe acesso a todas as gravações dos encontros já realizados por um valor simbólico de 47 reais mensais. Clique aqui para participar!

Sobre

Marina Utsch e Peter Cezar apresentam no Guia de Permacultura os princípios para criar sistemas eficientes e autossuficientes em energia.
Por meio da observação da Natureza é possível reverter o atual estado de degradação em que a EROI (Energia retornada em comparação com a energia investida) na extração dos minerais e combustíveis não renováveis vem baixando de 100:1 para 3:1. Estamos próximos da exaustão?
Na dúvida, o Guia de Permacultura te ajuda a se preparar para os cenários futuros.
Últimos posts
Siga nas redes